O quantal acabou 'inchando' |
Notícia veiculada em: http://br-linux.org/2012/adeus-live-cd-de-instalacao-do-ubuntu-bem-vinda-imagem-iso-de-800mb/ que, diferente do artigo anterior em: Ubuntu 12.04 não caberá em um CD.
Agora, definitivamente podemos dizer:
Não existe este produto para colocar imagens do 12.10 em um CD-R comum |
E, com isso, os CDs estarão, defintivamente, com os dias contados. Segue o copy & paste do br-linux.org.
Já havíamos comentado por aqui a possibilidade, portanto a notícia não chega como uma surpresa, mas mesmo assim dá a sensação de sinal dos tempos: a tradicional imagem ISO oficial de um live CD de instalação não estará mais disponível no Ubuntu 12.10, a ser lançado no próximo mês.
A confirmação vem da lista de desenvolvimento da distribuição, acompanhada da descrição do que será a nova imagem oficial de instalação: uma imagem ISO live de até 800MB, pronta para ser gravada em um DVD ou em um pen drive/cartão de memória.
Faz tempo que não vejo computadores novos sendo vendidos com drives de CD (embora devam existir): se vem com leitor de mídia removível, geralmente é DVD. E com até 100MB a mais, dá de ter mais funcionalidade disponível no sistema default, além de simplificar o processo de lançamento, uma vez que as imagens alternate e DVD deixarão de ser mantidas conforme suas funcionalidades forem absorvidas pela imagem default. Segundo o OMGUbuntu, a mudança não atinge a imagem do Ubuntu Server. (via omgubuntu.co.uk – “It’s Official: The Ubuntu LiveCD is Dead | OMG! Ubuntu!”)
Tenham uma boa semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário