Segue um Copy & Paste do: http://br-linux.org/2011/ate-que-enfim-adobe-desistindo-do-flash-em-sua-versao-movel/ a respeito do assunto.
A inadequação das implementações do Flash oferecidas pela Adobe em determinados smartphones e tablets já era assunto comentado há um bom tempo, e agora começa a chegar a seu desenlace – com novo foco em HTML5 e aplicativos.
Via gizmodo.com.br:A Adobe irá parar o desenvolvimento de seu Flash Player para navegadores móveis, de acordo com uma reportagem exclusiva da ZDNet. A empresa continuará dando suporte às configurações existentes para Android e para o PlayBook, da RIM, mas o desenvolvimento futuro será focado em HTML5 e aplicativos.(…) Ontem, a Adobe anunciou que iria demitir 750 funcionários para uma grande reestruturação, mas não especificou quais departamentos seriam afetados.Mesmo com o Flash sendo um diferencial do Android e de outros aparelhos contra a cruzada anti-Flash que a Apple fez no iOS, a Adobe nunca foi capaz de deixar a performance da ferramenta segura, não devoradora de bateria e com funcionamento correto. Enquanto isso, mais e mais conteúdo na web — que antes era dominado pelo Flash — está migrando para o HTML5, ou mesmo se transformando em apps móveis.
Já uma outra notícia tirada de http://slashdot.org/story/11/11/09/1920247/microsoft-killing-silverlight já falando de rumores de que a Microsoft não lançará mais nenhuma versão do Silverlight depois da 5. Ainda é incerto como será o suporte ao produto nos próximos anos já que a Microsoft ainda não anunciou nada a respeito.
Caso esta notícia se confirme e o Flash seja abandonado também no mundo dos desktops, o HTML5 poderá ser o maior beneficiado já que seria a melhor alternativa para várias aplicações web, tanto móveis quanto nos desktops.
Tenham uma boa quinta.