segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Choqok 1.6 disponível para Kubuntu

If you don't understand Portuguese, go to the English Version: http://www.adilson.net.br/2016/10/choqok-16-available-for-kubuntu.html



Depois de mais de um ano e meio de desenvolvimento, finalmente lanaçaram a versão 1.6 do Choqok, que é um cliente de microblog compatível com o Twitter e muitos outros serviços. O anúncio oficial está em http://choqok.gnufolks.org/2016/10/choqok-1-6-released/ divulgado no últmio sábado.

Com o lançamento, restou apenas empacotar esta versão já que ando disponibilizando os pacotes já a algum tempo. Apenas tinha dado uma parada quando começaram a migrar o software do KDE 4 para o KDE Frameworks 5. Muitos pacotes que dependiam do novo Choqok não estavam disponíveis para Debian e Ubuntu, o que dificultou bastante na criação dos pacotes. Soma-se isso com uma época em que estava ocupado com outras tarefas pessoais que deixei o pacote de lado.

Mas, neste final de semana, tomei coragem para ver esta nova versão já que estou com mais tempo disponível. Uma das preocupações era refazer todas as dependências para gerar os pacotes. Apenas uma dependẽncia precisava ser recriada: qoauth.

A nova versão choqok requer o qoauth 2.0.1,que é compatível com o qt5 e não existia pacotes para Debian ou Ubuntu. Até tinha criado um pacote, no ano passado, mas não consegui gerar os pacotes no Launchpad. Neste final de semana consegui aplicar algumas correções e o pacote finalmente saiu.

Depois disso foi apenas algumas correções e, finalmente, a versão 1.6 do Choqok foi disponibilizado. Ele está disponível para as versões Xenial e a futura Yakkety. Tentei gerar um pacote para Trusty mas ele esbarra nesta dependência  e não há planos para fazer o backporting do libqca-qt5-2 para Trusty.

Para quem usa Debian eu até gostaria de deixar alguns pacotes dispóníveis mas não tenho um local para manter um repositório. Porém os fontes que gerei são todos compatíveis com a versão sid e a testing. Os fontes choqok e do qoauth2 podem ser baixados no PPA e compilados na sua própria máquina. Lembrando que deve-se compilar primeiro o qoauth2 já que o Choqok depende dele para a geração do pacote.

Então, para baixar os pacotes é só acessar o PPA. Para quem usa a versão Xenial ou Yakkety adiciona os repositórios pelos seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:adilson/experimental
sudo apt-get update
sudo apt-get install choqok

Dúvidas ou bugs, no pacote (O pacote não instala, ou o plugin está no lugar errado), pode me procurar no blog ou no Twitter. Se for algo no próprio Choqok, neste caso, o bug deve ser endereçado para https://bugs.kde.org/component-report.cgi?product=choqok

Tenham uma boa semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário